Quando dizem “sim” um ao outro, os noivos confirmam a união. Além de uma pessoa para a vida inteira, levam de brinde, os parentes do noivo ou da noiva. Como todo brinde, a outra família pode até apresentar defeitos, mas não vem com etiqueta para troca ou devolução. Aprender a conviver com a mãe, o pai e outros familiares da pessoa amada nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessário para manter a relação saudável e fortalecida.
O casamento forma uma nova família. Você nunca vai deixar de amar e respeitar seus pais, mas agora a pessoa mais importante no mundo para você é seu marido ou sua esposa. Pode ser um pouco difícil para alguns dos parentes aceitarem essa mudança. Mas os princípios da Bíblia podem ajudá-lo a encontrar o equilíbrio; Você pode manter a paz com os parentes ao mesmo tempo em que constrói seus novos vínculos familiares.
O casamento é a formação de uma nova família e, como tudo que é novo, precisa de adaptação. Cada homem e cada mulher trazem consigo as próprias bagagens e lições de vida. É natural que as divergências façam parte da construção da relação, que passará a ter os próprios hábitos e costumes. Durante esse processo, é comum que as famílias queiram interferir e orientar o casal. Essa intromissão pode ter consequências negativas e, se você não souber lidar, poderá colocar a sua relação em risco.
A participação excessiva dos familiares sempre causa desgaste e falta de privacidade na vida do casal. Por isso, é preciso estabeler limites e mostrar que o casal é capaz de assumir o controle da própria relação. De forma educada e tranquila, deixe claro para os parentes que você e o seu companheiro ou companheira têm capacidade de enfrentar os desafios sozinhos.
Evite falar demais de sua vida. Ao compartilhar os problemas, o casal abre espaço para receber conselhos e palpites, que nem sempre serão os melhores ou mais adequados. Saber preservar a relação é sinônimo de maturidade. A intimidade deve ser preservada. Quando você a expõe, dá liberdade aos outros para se envolver onde não deviam.
Quando casamos, passou um tempinho e começamos a discutir muito, tudo era questão para briga, e nas discussões, colocávamos o nome da família do outro no rolo, ai a coisa piorava. Começamos a expor nossas brigas para nossos pais, piorava a situação, pois nossos pais ficavam provados e preocupados com a situação.
Hoje vemos que o caminho não é esse. Se você está numa situação semelhante, mude seu caminho, vai pelo caminho da paciência e da paz. Procure conversar e acertar a situação a dois.
Quer passar na sua mãe, para almoçar, tomar um café, passar umas horas, marque um dia. Ex: todos os sábados iremos à casa de sua mãe e no domingo iremos na casa de minha mãe; ou um domingo na sua e um domingo na minha, assim por diante.
TENHA UMA ATITUDE EQUILIBRADA
O QUE A BÍBLIA DIZ: “Honra a teu pai e a tua mãe.” (Efésios 6:2) Não importa qual seja sua idade, respeito e honra são coisas que você sempre deve dar a seus pais. Ao mesmo tempo, lembre-se de que seu cônjuge também é um filho ou uma filha, e por isso precisa dar atenção aos pais. “O amor não é ciumento”, então não há por que ter medo do relacionamento de seu cônjuge com os pais. (1 Coríntios 13:4)
ESTABELEÇA LIMITES
O QUE A BÍBLIA DIZ: “O homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” (Gênesis 2:24) Mesmo depois de você se casar, seus pais talvez achem que ainda precisam cuidar de você, e podem acabar se envolvendo em sua nova vida mais do que deveriam. Vocês como casal, devem chegar a um acordo e determinar até onde os pais podem ir. Depois, de modo amoroso, digam isso a eles. Vocês podem ser honestos e diretos sem usar de grosseria. (Provérbios 15:1) ‘Humildade, brandura e longanimidade ou ‘paciência’ ajudarão vocês a ter uma boa convivência com os parentes e a ‘suportar uns aos outros em amor’. (Efésios 4:2).
TENTE ENTENDER
É importante entender os sentimentos de seus pais e o ponto de vista deles. Eles não se envolvem em sua vida por mal, mas sim porque realmente se importam com você. Pode ser difícil para seus pais enxergar você e seu cônjuge como uma família independente. Às vezes, podem até se sentir esquecidos. Se aplicar os princípios da Bíblia e mantiver a comunicação aberta, você ainda dará honra a seus pais sem prejudicar seu casamento.
É importante tratar os familiares de forma educada e respeitosa. Mas não esqueça que a pessoa que você escolheu para passar o resto da sua vida é sua prioridade. Por isso, não economize esforço para manter a relação em harmonia e livre de interferências externas.