ARA QUE POSSAMOS COMPREENDER E FALAR SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS, PRIMEIRO VAMOS ENTENDER O QUE É DOM E ENTENDER O QUE É TALENTO.

DIFERENÇA ENTRE DOM E TALENTO

Primeiro vamos ao dicionário para saber o que significa a palavra Dom e a palavra Talento (usamos o dicionário do Aurélio como base nas informações)

 

Significado de Dom

1 Donativo; dádiva; benefício.
2 Prenda, talento, dote natural.
3 Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas.

 

Frases com a palavra dom

Fonte: Pensador

  • Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.
    - Barbosa Filho

 

  • Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem.
    - Voltaire

 

Significado de Talento

1 Peso da antiga Grécia e de outros povos orientais.
2 Unidade monetária da antiga Grécia, representando o valor de uma quantia em ouro ou prata do peso de um talento.
3 Aptidão natural ou adquirida.
4 Engenho, disposição, habilidade.
5 Pessoa de talento.

 

Frases com a palavra talento

Fonte: Pensador

  • Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor.
    - Wolfgang Amadeus Mozart

 

  • Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia.
    - Arthur Schopenhauer

 

Sendo assim, segue abaixo a diferença entre um e outro.

 

RESPOSTA: Há semelhanças e diferenças entre talentos e dons espirituais. Os dois são dádivas divinas. Os dois crescem com o uso. Os dois são para ser usados a favor de outras pessoas, não para propósitos próprios.

 

Se lermos em (1 Coríntios 12 verso 7) diz que os dons espirituais são dados para cada um ao que for útil, ou seja, para ajudar outras pessoas.

 

Como os dois maiores mandamentos são para amar a Deus e ao próximo, dá-se a entender que talentos devem ser usados para esse propósito. No entanto, talentos e dons espirituais diferem em para quem são dados e quando são dados.

 

Uma pessoa (independente se for crente em Cristo Jesus ou não) recebe talento natural como resultado de uma combinação da genética, alguns dizem “ta no sangue” (alguns têm a habilidade natural para música, outro para desenho, outro para tocar um determinado instrumento) ou simplesmente porque Deus quis favorecer certas pessoas com certos talentos (por exemplo, Bezalel em Êxodo 31 verso 2 a 6).

Mesmo que exista algum componente genético, qualquer talento depende de três atitudes para atingir sua plenitude. O talento depende de treinar muito; ter disciplina e perseverança.

 

Os dons espirituais são dados aos cristãos pelo Espírito Santo (Romanos 12: verso 3 a 8) no mesmo tempo em que se prontificam em colocar sua fé em Cristo Jesus para obter perdão de seus pecados; Nesse momento, o Espírito Santo dá ao novo crente, dons espirituais necessários para que ele possa trabalhar na obra de Deus, por isso devemos nos esforçar em servir a Deus de um puro e sincero coração, como está escrito (1 Coríntios 12 verso 11).

 

 

 

 

Dons de Novas línguas - é um dos dons que a maioria buscam.

 

Alguns acham que buscar a promessa é buscar o dom de línguas, outros acham que o selo da promessa é o dom de linguagem e outros acham que o dom do Espirito Santo é dom de linguagem, é bem diferente, vejamos...

Vamos começar então;

 

*Promessa:

Todos os nascidos na graça pelo batismo por imersão nas aguas, tem a promessa; A promessa de que se for fiel até o fim, terá de vida eterna. (1 João capitulo 2 versos 24 e 25)

 

 

*Selo da Promessa:

O selo é um dos símbolos do Espírito Santo. Nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre alguma coisa por ela selada (os reis tinham um anel real no qual selava sua lei, nem o próprio rei poderia voltar atrás de seu edito.)

O selo indica posse, indica propriedade. Fomos selados com o Espírito Santo quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso único Salvador e hoje, pela fé, somos propriedade de Deus. Quando Cristo voltar para buscar a sua igreja, subiremos com Ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhe pertencem. Assim, quando há arrependimento e conversão, recebemos o selo da promessa do Espírito Santo para a salvação da vida eterna.

 

 

*Dom do Espirito Santo:

Muitos irmãos trazem consigo a concepção que o batismo no Espírito Santo, só é concebido aos que falam línguas estranhas. Mas esse entendimento é um equívoco, porque segundo a Palavra, o falar língua estranha é apenas um dos dons espirituais, e, muitas vezes, o irmão não fala em línguas, mas recebeu outro dom, e já está selado com a promessa da salvação (Atos capitulo 19 verso 2)

 

Observe agora que os Apóstolos foram agraciados pelo Espírito Santo do Senhor Jesus, em duas ocasiões, separadamente e com finalidades distintas.

Primeiramente o Senhor assoprou o Espírito sobre eles, numa unção designada para a salvação (João capitulo 20 versos 20 a 22).

E no dia de Pentecostes os ungiu para obra do ministério (Atos capitulo 2 versos 1 a 4). A partir daquele momento deu-se início a maior e a mais bonita obra de Evangelização em toda terra, no qual creram e foram batizados quase três mil almas, porque Deus era com eles, pelo Espírito Santo do Senhor Jesus.

           

Bem explicado não? Vamos agora voltar a falar sobre o dom de línguas.

 

Vejo muitos irmãos e mocidades “correndo” atrás de receber o dom de novas línguas. Não vejo erro algum nisso, e não os repreendo, mas aconselho em buscar primeiramente alicerce para alma, pois estando alicerçado e estruturado espiritualmente, estão aptos a receber os dons que Deus achar graça em dar.

Se buscarmos os dons sem estar alicerçado, estruturado, qualquer prova que vier, já vai desanimando, querendo parar no meio da caminhada, não vai mais à igreja, e isso faz com que os dons não manifestem mais, estando adormecido pela frieza. O Senhor Jesus tem diversos dons para nos dar, de acordo com a necessidade de cada um.

 

Para refletirmos, vamos ler um pouco uma parte da palavra de Deus sobre os dons?

 

1 Coríntios 12 versos 1 ao 11

1- Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2- Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3- Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4- Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5- E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6- E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7- Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8- Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9- E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10- E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11- Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

 

Como é lindo a diversidade de dons que o Senhor tem para nos dar, por isso mocidade e irmandade, se estruture, ore bastante, busque, que o Senhor no tempo dele e na sua preparação te dará o dom que você necessita.

 

 

 

Dom da Caridade (amor)

 

A vida do Senhor Jesus mostra o puro amor por todas as pessoas. Ele até deu sua vida por nós, morrendo na cruz para salvação de nossas almas. Caridade é o puro amor que o Senhor Jesus Cristo tem. Ele ordenou que nos amássemos uns aos outros como Ele nos ama.

As escrituras dizem que a caridade vem do coração puro (1 Timóteo 1, verso 5). Temos amor puro quando, de coração, expressamos preocupação e solidariedade genuínas por todos as pessoas, crente em Cristo Jesus ou não.

 

A Caridade Inclui Ajudar os Enfermos, os Pobres e o Aflitos. Jesus Cristo nos ensinou muitas coisas por meio de histórias ou parábolas. Um exemplo é a parábola do bom samaritano no qual ensina-nos que devemos ajudar os necessitados, sejam eles nossos amigos ou não (Lucas capitulo 10, versos 30 a 37)

 

Não temos o que falar da Caridade, caridade é amor, e tendo amor, temos tudo. E para termos os dons de Deus e saber como servir a ele com sabedoria, temos que ter a Caridade, como vimos em (2 Pedro capitulo 1, verso 4 a 9)

4- Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

5- E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

6- E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,

7- E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

8- Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

9- Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

 

 

Como vamos desenvolver a Caridade?

 

Vamos começar a estudar sobre a vida de Jesus Cristo e guardar seus mandamentos. Podemos estudar o que Ele fez em certas situações e tentar fazer as mesmas coisas quando estivermos em situações semelhantes.

 

Quando tivermos sentimentos não caridosos, sentimentos de ódio, podemos orar para que isso seja afastado de nós.

 

Podemos aprender a amar a nós mesmos, o que significa, entender nosso verdadeiro valor como filhos Deus. Jesus Cristo nos ensinou que precisamos amar os outros como amamos a nós mesmos (Mateus capitulo 22, verso 39). Para amar-nos, precisamos nos respeitar e confiar em nós mesmos. Isso significa que precisamos ser obedientes aos princípios do evangelho, arrepender de nossos erros e pedir perdão ao Senhor.

Passaremos então a amar-nos mais quando tivermos a certeza de que o Senhor Jesus realmente nos ama.

 

Por isso não devemos pensar que somos melhores que os outros. Podemos ser pacientes com os defeitos das pessoas. Ao ver um fraco na graça, devemos dar as mãos e ela, falar palavras de ânimo, e carrega-las se for preciso para que essa alma não pereça.

 

 

Para finalizar, vamos ler a carta do Apóstolo Paulo.

1 Coríntios 13

1- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2- E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3- E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4- O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5- Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6- Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7- Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8- O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9- Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10- Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11- Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12- Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13- Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.