Para entendermos vamos ler primeiramente as escrituras no livro de 1 Coríntios: capitulo 11 do verso 3 ao 10:
3 Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.
4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça.
5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada.
6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com véu.
7 Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem.
8 Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem;
9 nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem.
10 Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos.
Bom, vamos lá.
Deus = cabeça de Cristo
Cristo = cabeça do homem
Homem = cabeça da mulher
*quando o homem Ora ou Profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça, ou seja, Cristo. Por esse motivo o homem deve orar e Profetizar com a cabeça descoberta, honrando a Cristo.
*a mulher é diferente. Quando ela Ora ou Profetiza com a cabeça Descoberta, ou seja, sem o Véu, esta honrando sua cabeça, (que é o Homem). quando a mulher ora com a cabeça coberta, ou seja, com o Véu, some a glória do homem (que é sua cabeça) e aparece a Glória de Cristo.
Vimos também que por honra e educação, para se alimentar, visitar um enfermo, ir em um serviço de funeral, estar diante de uma autoridade, o homem deve retirar o que cobre a cabeça (olha que já vi homem em um velório usando um boné), quanto mais em um culto de adoração a Deus. (já vi crianças e jovens com touca dentro da igreja) erradíssimo, vamos usar de sabedoria que o Senhor nos abençoara.
E porque a mulher deve ter os cabelos compridos? Em um serviço como esse que falei acima, a mulher tem que ter o cabelo comprido, para que em locais onde não tem condições de usar o véu, (imagina se colocar o véu) alguém pode falar mal, julgar ou difamar por estar usando o véu, o cabelo comprido fica em lugar de Véu.
Se examinarmos as três saudações, vemos que a expressão “a paz de Deus”, “Graça e Paz” e a expressão “a paz do Senhor”, as três estão corretas.
A diferença está do modo em que cada evangélico de acordo com a igreja que frequenta faz o uso da palavra. Por exemplo: Os membros da Congregação empregam a aceitação da saudação com um amém (que significa assim seja) ao passo que os demais evangélicos, não.
Enquanto um evangélico saúda: “a paz do Senhor”, o outro irmão não responde com um “amém”, ele devolve a saudação do mesmo modo que recebeu, dizendo: “a paz do Senhor”.
Enquanto um evangélico saúda: “Graça e Paz”, o outro irmão não responde com um “amém”, ele devolve a saudação do mesmo modo que recebeu.
Enquanto um irmão da Congregação saúda outro irmão com “a paz de Deus”, o outro responde - “Amém!” Este é o nosso diferencial.
É verdade que irmãos menos esclarecidos dizem que a única saudação correta é “a paz de Deus”, alegando que há muitos senhores; Por outro lado, também é verdade que muitos evangélicos se sentem desconfortáveis e não respondem a uma saudação com “a paz de Deus” alegando haver muitos deuses.
Mas, Paulo nos corrige, nas sagradas escrituras no Livro de 1 Coríntios: Capitulo 8 verso 5 e 6, dizendo, para nós cristãos:
“Porque ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu, quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”
E no livro de Efésios: Capitulo 1 verso 2: “A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
Em suas cartas, no prefácio e saudação, o apóstolo Paulo menciona as tres como sendo uma só:
(...) “Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. ”. (Rm 1.7; Gl 1.3).
Irmãos, fico chateado com certas atitudes, que mesmo nos dias de hoje continuam ocorrendo. Quando alguém recebe a saudação de irmãos de outra denominação, não respondem, faz desfeita ou tenta corrigi-los. Vamos acordar... Estamos sendo mal falados por atitudes bobas, que nos fazem a menos na Presença de Deus.
Sendo assim amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, ao receber uma saudação, responda com amor, pois se vem com amor, vem com Paz.
E se você saudar e aquele não receber, fique em paz, veja o que disse o Senhor Jesus: (Matheus capitulo 10 verso 12 a 14) " E, ao entrardes na casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Nós somos um povo unido, zeloso e de boas obras...