Com a taxa de divórcio acima de 50%, aparentemente pessoas demais estão cometendo um grave erro ao decidir com quem pretendem passar o resto de sua vida. Para evitar tornar-se uma "estatística", tente priorizar estes pontos a fim de não entrar em uma "fria".
Espera que ele/ela mude depois do casamento.
O erro clássico. Nunca despose um potencial. A regra de ouro é: Se você não pode ser feliz com a pessoa como ela é agora, não se case. Como disse, muito sabiamente, um colega meu: "Na verdade, pode-se esperar que alguém mude depois de casado... para pior!"
Portanto, quando se trata da espiritualidade, caráter, higiene pessoal, habilidade de se comunicar e hábitos pessoais de outra pessoa, assegure-se de que pode viver com estes como são agora.
Brigas constantes
Vocês nunca concordam em nada. Vocês brigam por causa dos amigos, a falta de tempo juntos, o dinheiro, o ciúme - praticamente qualquer coisa. Por mais que você tente, nada que você faz é satisfatório, não pense que vai mudar quando casar, pelo contrário, pode piorar.
Incerteza sobre seu amor
Você gosta muito do seu parceiro, mas você não tem certeza se o ama. Você vê essa pessoa como um confidente, uma pessoa com quem você pode sempre contar; no entanto, você não tem certeza de ver essa pessoa como uma parte permanente de seu futuro.
Instabilidade profissional
Seu namorado (a) pula de emprego em emprego, usa mal o dinheiro, não gosta de trabalhar (mas gosta de festa), não se programa para o futuro, gasta mais do que ganha, a coisa fica ruim.
Falta de apoio e respeito
Quando o seu parceiro acha suas metas fora da realizade, ridículas e zomba de você, ele ou ela não valoriza você como uma pessoa, humilha, fala do corpo, etc...
Mentiras
Mentir é um ponto negativo no relacionamento, e você sabe que ele ou ela está mentindo. Embora possamos perdoar e esquecer as mentiras insignificantes, entrar em um casamento com esse tipo de fundação é arriscado.
Sonhos diferentes
Vamos dizer que você quer se casar e começar uma família imediatamente. Seu parceiro quer esperar um pouco antes de ter filhos (ou não quer ter filhos). Você quer se casar e mudar para viver em Portugual, mas o seu parceiro quer viver no brasil. Se você quer construir logo sua casa ou comprar seu apartamento e seu parceiro (a) quer morar na casa dos pais, mesmo sendo no mesmo quintal.Quando você tem um conjunto de sonhos e seu parceiro tem outro, e vocês não conseguem encontrar um meio-termo, as chances são de que você e seu parceiro não sejam a pessoa certa um para o outro.
Aqui estão quatro traços de personalidade para serem definitivamente testados:
*Humildade: Esta pessoa acredita que "fazer a coisa certa" é mais importante que o conforto pessoal?
*Bondade: Esta pessoa gosta de dar prazer aos outros? Como ela trata as pessoas com as quais não tem de ser agradável? Ela faz algum trabalho voluntário? Faz caridade? É bom com o Pai e com a Mãe?
*Responsabilidade: Posso confiar que esta pessoa fará aquilo que diz que fará?
*Felicidade: Esta pessoa gosta de si mesma? Ela aprecia a vida? É emocionalmente estável? É uma pessoa alegre? Vive sorrindo?
Pergunte-se: Eu desejo ser como esta pessoa? Quero ter um filho com esta pessoa? Gostaria que meu filho se parecesse com ela?