PROTEJA  SEU CASAMENTO


 

Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente. Não foi um acidente ou "um grande amor que surgiu". Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Por isso, proteja seu casamento.
 

Segue algumas dicas:

CUIDADO COM SUAS COMPANHIAS

Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Se um homem precisa de aulas particulares evite contratar uma “professora”, contrate um “professor”, do mesmo modo se uma mulher precisar de aulas particulares contrate uma professora. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para o adultério. Significa evitar oportunidades para cair.
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um (a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa para ir junto. Se necessário, não se intimide em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento.
É melhor ser visto como rude do que vir a cair em pecado.Uma companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto abre portas para separação do casal.


TOME CUIDADO COM AS CONFIDÊNCIAS

À pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Em Marcos 10:8 diz “ E serão os dois uma só carne: assim já não serão dois, mas uma só carne” isto é, uma só pessoa. Se há partes de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim.
 As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Uma mulher que queixa de seu esposo a outro homem, abre caminhos para o inimigo entrar e acabar com seu casamento. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências. Aquele que ouve, fica curioso no assunto e começa a gerar em sua mente pensamentos que não são bons.


VIGIE SEUS PENSAMENTOS

Cuidado com o que pensa. Se você só enxerga os defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge,com certeza terá uma lista grande, pois se não, não teriam casado. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que faz apologia ao adultério. Valorize um ao outro.
 


EVITE COMPARAÇÕES

Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida, quando chega em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, sem ter tomado banho ainda, ai começa a comparar as situações.
Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo, quando chega ao esposo, ele é totalmente diferente. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do "filho pródigo": o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial, irreal. Não vamos dizer que a mulher ou o homem deve ser relaxado, desleixado no casamento, não, eles devem se cuidar, cuidar do corpo, da saúde, da higiene. Já ouvi casais dizerem, “já to casado mesmo... da nada não”. Isso é errado. Devemos nos cuidar.


EVITE A ROTINA

À ideia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina e já estão enjoando um do outro, não é bem assim. Pense, você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem compartilha sua vida. Não jogue tudo para o alto, não diga que está na hora de separar, de procurar outra (o). Se sua vida conjugal caiu na rotina há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Saia juntos sozinhos, namore mais, beije mais, ande de mãos dadas, compre roupas novas, perfumes diferentes, etc...Dessa maneira, a chama do amor vai acender novamente.


PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR

À prosperidade em um casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, ai fica difícil. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros materiais e espirituais.


BUSQUE AJUDA

Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em DEUS. Busque orientação de pessoas mais experientes ou do ministério. Evite que o problema se acumule. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. Evite também raiz de amargura (Hb 12.15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.
 


Conclusão

Bons casamentos não acontecem por acaso. É produto de muito trabalho e da graça de DEUS.
Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. Mas investir sem proteger é não vai adiantar. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os problemas internos são mais vistos e os dois vivenciam e participam juntos. Não permita brechas em seu casamento. Não dê armas ao inimigo. Usem de sabedoria. (Tiago 1:5) ” E, se algum de voz tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que ele da a todos liberalmente, e não o lança em rosto, e ser-lhe á dada.”