Muitas noivas optam por um casamento mais simples. Seja por ter um orçamento mais curto ou por não gostar de extravagância, hoje em dia muitos casais optam por casamentos mais simples. Será que um casamento simples é sem graça? Segue abaixo algumas dicas para você de como organizar um casamento simples, mas ao mesmo tempo inesquecível.
1. Planeje tudo com antecedência
O tempo é fundamental para organizar a festa de casamento, seja ela simples ou extravagante. Mas principalmente para quem deseja fazer uma cerimônia mais enxuta, a antecedência no planejamento é fundamental.
Você pode pesquisar melhor todos os itens e escolher os que melhor se encaixam naquilo que você deseja. Se optar em confeccionar você mesma as lembrancinhas, os convites ou a decoração você vai precisar de um tempinho a mais.
2. Faça tudo num só lugar
Se você não quer abrir mão da recepção, opte por realiza- La no mesmo local da cerimônia. Há muitos sítios e salões de festa ideais para esse tipo de evento. Além de ficar mais em conta, a cerimônia fica mais simples e aconchegante. Uma boa ideia utilizar espaços que foram especiais na história dos noivos, como casas e sítios de amigos e familiares. Hoje em dia isso já é bem comum, principalmente para quem não tem intenção de casar no religioso. Também é um ótimo jeito de economizar, pois não inclui gastos de igreja ou decoração – e os seus convidados vão adorar não ter de se deslocar para dois lugares diferentes, é cansativo!
3. Enxugue a lista de convidados
Se a intenção é fazer um casamento simples, é primordial ter uma lista de convidados enxuta. Convide somente os amigos e familiares mais próximos de vocês. Dê preferência àquelas pessoas que realmente estão sempre presentes na vida dos noivos. Não pense que se não convidar o seu tio-avô, ele vai ficar chateado, ou se não convidar aquela pessoa que você cumprimenta todo dia ela também vai ficar chateado, hoje em dia todos sabem que as coisas não estão fáceis.
4. Faça você mesma.
Além de ficar bem mais barato, criar alguns dos itens do casamento dá a ele a cara dos noivos, além de tornar tudo mais aconchegante e simples. Faça você mesma as lembrancinhas, decoração, convites… solte a criatividade. Em nosso casamento minha esposa é que fez as lembrancinhas, demorou mais ficou simples e bonita.
5. Aproveitem as indicações e os amigos.
Todo mundo tem um amigo ou parente que sabe fazer alguma coisa. Sejam os salgados, o bolo, a decoração, o buquê ou até o vestido de noiva e acessórios. Tem também aquele amigo músico, que pode fazer a diferença na cerimônia ou na recepção. Além de serem itens exclusivos para o seu casamento, eles darão um toque de simplicidade com muito charme, veja com eles, peça para fazer um preço bom para vocês.
6. Decorações simples e bonita
Se o casamento é simples a decoração também deve ser. Mas como já dissemos, a simplicidade pode vir acompanhada de beleza e sofisticação. As folhagens dão um toque especial à cerimônia e você deve optar por flores como as rosas e as hortênsias que além de lindas e delicadas, têm um aroma agradável e são bem mais baratas, vai ficar chique demais.
7. Sirvam bebidas diferentes
Ao invés de servir apenas os convencionais refrigerantes e espumantes, invista em outros tipos de bebida como o vinho, ponche e coquetéis. Essas bebidas são mais baratas e reduzem o consumo das bebidas mais caras. Você pode também fazer um Self-service de bebidas. Já pensou em como ficaria as fotos com uma banheira cheia de bebidas? Esse é um jeito bem funcional, prático e econômico de servir os convidados, pois dispensa o serviço de garçom. Não precisa ser em uma banheira, necessariamente: pode ser um barco, um baú, baldes com gelo sobre a mesa… simples, chique e barato.
8. Prefira os dias que não sejam no final de semana.
Você vai precisar checar com o lugar se eles fazem descontos em feriados, por exemplo, ou então domingo à tarde, sábado de manhã e dias da semana como terça e quarta. São os horários menos concorridos, por isso podem te ajudar a economizar uma boa grana.
9. Cortar gravata.
Muitos não acham legal, outros acham, eu particularmente acho bem legal. No meu casamento cortamos gravata e arrecadamos uma boa grana dos convidados. Como nosso casamento foi simples, e na época estávamos sem condições nenhuma, à grana da gravata ajudou bastante para pagar as contas do casamento, e como ajudou. Para os convidados não fica pesado, pois se a família fosse a um restaurante jantar ou almoçar, sairia bem mais caro do que se eles ajudarem.
10. Invista em bolos falsos, decorativos.
Um bolo de verdade com dois, três andares decorado com pasta americana, pode custar muito além do que você imagina. Para quem faz questão de ter um bolo decorando a mesa, a ideia é apostar nos bolos falsos: ficam lindos nas fotos, são bem mais baratos e você ainda pode servir outras sobremesas e doces no lugar dele.
11. Daminhas e testemunhas
Evite muitas daminhas e pagens. Quando você as convida, é indelicado não se oferecer para pagar as despesas de confecção e aluguel dos trajes. Então, economize nisso.
Sobre as testemunhas, eu particularmente acho desnecessário e até meio sem graça uma grande quantidade de testemunhas. Sem dúvida, essa resposta é mais relativa ainda! Absolutamente, não há regras mas há prudência! E o nível de prudência necessário somente os noivos podem encontrar. É importante que vocês conversem bastante, pois pode ocorrer de um ter o desejo de convidar vários padrinhos e o outro desejar convidar poucos.
Fui á um casamento, em que entraram 12 testemunhas de cada lado, ou seja, 24 casais, meu Deus, pra que isso? Acho que uma quantidade boa é 4 ou 5 casais de cada lado ta muito bom e não toma muito tempo.
12. Vestido de Noiva, segundo aluguel.
Um vestido de noiva que seja a sua cara é algo obrigatório no dia do seu casamento, certo? A questão é quanto você está disposta a gastar nele. Um modelo para primeiro aluguel àquele que nunca antes usado pode custar muito mais caro do que o segundo aluguel. Ele só foi usado uma vez e pode ser reformado para se ajustar no seu corpo, então, não há motivo para se preocupar. Outra coisa, esse negocio de comprar o vestido não vira. Ele vai virar peça de museu. Para quem gosta de inovar nas cores e modelos, pode ser mais fácil encontrar um vestido perfeito sem gastar muito!
13. Lembrança dos convidados: livro de Polaroides!
Para os amigos participarem da festa como manda o manual, que tal deixar uma câmera tipo Polaroid na entrada com filmes extras e um livro como o scrapbook? Os momentos vão ser únicos e vocês ainda vão contar com as mensagens carinhosas dos convidados de uma maneira diferente e divertidas.
14. Buquê.
A gente bem sabe que flores podem ser incrivelmente caras na hora de planejar um casamento. Então aposte em montagens alternativas aos tradicionais arranjos de flores, inclusive no buquê! Você pode usar joias, fazer origamis, unir ervas e até flores falsas para dar o ar imponente.
15. Lua de mel.
O destino pode ser o mais clássico de todos. Seja o seu destino nacional ou internacional, procure ir antes ou depois da época de alta temporada. Os valores com certeza serão bem melhores!
Tenha fé em Deus e tudo dará certo. Deus os abençoe.