Debutante é a palavra usada para designar a adolescente que completa seus quinze anos de idade. A palavra vem do francês débutante, que significa iniciante ou estreante.
O baile de debutantes é um rito de passagem ao quais as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.
A partir do seu "début", a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.
Origem
A celebração dos quinze anos é uma tradição muito comum na América Latina. Embora a palavra "debutante" tenha se popularizado no Brasil, a origem do rito dos quinze anos se deu no atual México. A civilização asteca e outros povos indígenas tiveram várias diferentes cerimônias para marcar a passagem dos vários estágios da vida. O quinceañera (como é conhecido nos países hispânicos) tem origem na tradição asteca que marca a transição da menina para a vida adulta, quando ela era apresentada como virgem para a comunidade
Atualmente a tradição das festas de 15 anos mudaram muito. Diferentes cerimoniais e roteiros são utilizados em festas de debutantes, ampliando as diferentes maneiras de se comemorar uma festa de Debutante.
Tipos de festas de debutantes - No Brasil os principais tipos de festas de 15 anos são:
Festa de 15 anos Tradicional - Em que se segue a tradição de maneira estrita. A debutante entra para a cerimônia, dança a valsa com os 15 casais e passa pela troca do sapato e do anel. A festa tradicional pode variar um pouco por estado brasileiro.
Festa de 15 anos Moderna - Em que são mesclados traços de uma festa tradicionais com uma festa moderna. A Debutante pode começar dançando a tradicional valsa e modifica-la no final com uma música e dança moderna - a chamada "valsa maluca".
Festa de 15 anos Evangélica - Assim como a festa de 15 anos moderna, a festa de 15 anos evangélica também utiliza traços da tradição da debutante, mesclando-os com uma cerimônia evangélica.
Festa de 15 anos Simples - Uma festa de 15 anos simples é muitas vezes uma opção para debutantes que buscam realizar a cerimônia sem gastar muito dinheiro. Muitas vezes esse modelo de festa é realizado em casa e conta com a tradicional Valsa.
Hoje em dia, mais de 50% das garotas preferem ter a comemoração de 15 anos com uma festa de 15 anos e apenas um pouco mais de 8% preferem viajar, e a outra parte não optam por realização.
Eu particularmente aconselho as moças a não gastarem o dinheiro com essas festas, pois pode fazer falta. Hoje vejo pais com a situação financeira não muito boa, que por insistência da filha, trabalha dobrado, junta daqui, junta dali ou até pega empréstimo em bancos para poder dar essa festa á filha e fazer sua vontade. Depois não conseguem pagar e a coisa complica.
Veja o que esta escrito em Lucas 14:28-30 (Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele,dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.)
Às vezes deixa de reformar a casa para dar a festa para filha. Uma festa dessas no mínimo se gasta R$10.000,00 pense um pouco... A não ser que a família esteja bem estabilizada e com dinheiro sobrando ai cada um faz o que sentir (mesmo assim eu particularmente ainda não faria)
Já que quer comemorar, faça uma viajem com a família, vai ser muito mais legal e inesquecível.
Deus abençoe a todos e dê sabedoria para usufruir das benções que Deus te deu
Fonte parcial: https://pt.wikipedia.org/wiki/Debutante